Missão brasileira de ajuda enviada ao Líbano retorna ao Brasil; Temer e Skaf desembarcam em SP


Ex-presidente Michel Temer chefiou missão oficial brasileira após forte explosão atingir o país do Oriente Médio. Dois aviões da FAB levaram comitiva, medicamentos e alimentos na última terça-feira (12). Comitiva brasileira em missão humanitária no Líbano chega no Aeroporto Internacional de Beirute nesta quinta (13)
Alexandre Manfrim/Ministério da Defesa/Divulgação
O ex-presidente, Michel Temer, retornou do Líbano a São Paulo neste sábado (15). Ele chefiou a missão oficial brasileira que ofereceu ajuda aos libaneses após a grande explosão no porto de Beirute, que deixou cerca de 170 mortos e mais de 4 mil feridos.
Os aviões da missão humanitária deixaram a capital do Líbano no início da tarde da sexta-feira (14), horário de Brasília, e chegaram ao Brasil neste sábado. Eles fizeram paradas técnicas na Ilha do Sal, em Cabo Verde, em Valência, na Espanha, e em Fortaleza.
Temer se reúne com premiê libanês em Beirute antes de embarcar de volta ao Brasil
A comitiva se separou em Fortaleza. Temer e o presidente da Fiesp e do Ciesp, Paulo Skaf, seguiram para São Paulo, enquanto o senador Nelson Trad e o chefe de assuntos estratégicos, Almirante Flavio Rocha, seguiram para Brasília.
Em um vídeo postado nas redes sociais, Temer disse que, após visitar o local da explosão, ficou “impactado pela tragédia, uma tristeza absoluta”. Ele informou que o governo brasileiro, junto da comunidade libanesa no Brasil, enviará outros carregamentos com ajuda ao Líbano.
O Senador Trad e o Almirante Rocha devem se encontrar com o presidente Jair Bolsonaro para relatarem como foi a viagem.
Composta por Temer e mais 12 integrantes, a comitiva partiu de São Paulo na última quarta-feira (12) levando alimentos, medicamentos e insumos básicos de saúde aos libaneses.
Comitiva brasileira de ajuda ao Líbano chega a Beirute na quinta-feira (13)
Fizeram parte da comitiva:
Michel Temer, ex-presidente da República
Nelsinho Trad (PSD-MS), senador
Luiz Osvaldo Pastore (MDB-ES), senador
Flávio Augusto Viana Rocha, secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência da República
Kenneth Félix Haczynski da Nóbrega, secretário de Negociações Bilaterais no Oriente MédioEuropa e África do Ministério das Relações Exteriores
Carlos Augusto Fecury Sydrião Ferreira, representante do Exército Brasileiro
Paulo Antônio Skaf, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e de ascendência libanesa
Elson Mouco Junior, publicitário do MDB e ex-assessor de Temer
Michael Pereira Flores
Ronaldo da Silva Fernandes
Luciano Ferreira da Sousa
Sebastião Ruiz Silveira Junior
Marcelo Ribeiro Haddad

By Fred Souza

Veja Também