Medidas são tomadas para evitar aglomerações nos parques estaduais do Paraná no feriado prolongado


A partir da tarde desta sexta-feira (4) até terça-feira (7), vai ser feita uma operação de fiscalização nesses lugares. Medidas serão tomadas para evitar aglomerações em parques estaduais
Medidas vão tomadas para evitar aglomerações nos parques estaduais do Paraná durante o feriado prolongado de 7 de setembro.
CORONAVÍRUS NO PARANÁ: Veja as principais notícias
Desde agosto, pelo menos 15 parques estaduais e unidades de conservação estão reabertos. A partir da tarde desta sexta-feira (4) até terça-feira (7), vai ser feita uma operação de fiscalização nesses lugares.
A 1ª medida é controlar e limitar a quantidade de pessoas. Quem chega, precisa preencher um cadastro e vai receber uma senha de acesso para controle.
Decreto libera atividades individuais nas praias de Matinhos aos finais de semana
Parque de Vila Velha reabre para visitação na sexta-feira (4)
Turismo é reaberto de forma controlada em Morretes
Para o Pico do Paraná, por exemplo, o limite é de 200 pessoas. No Caminho do Itupava, o limite é de 319 pessoas. Já no Morro do Canal, também na Serra do Mar, o limite é ainda menor: 100 pessoas por dia.
Limite é de 100 pessoas por dia no Morro do Canal
Reprodução/RPC
A temperatura dos visitantes vai ser medida na chegada, e o uso da máscara de proteção é obrigatório em todo o trajeto.
Outra medida que vai ser implementada é a restrição das entradas. Em todas essas unidades de conservação, o acesso vai ser restrito à entrada principal.
Os acessos secundários vão ser bloqueados, com fiscalização da Polícia Ambiental, da Guarda Municipal e das prefeituras. A intenção é evitar que as pessoas furem esse controle especial.
Desde agosto, pelo menos 15 parques estaduais e unidades de conservação estão reabertos
Reprodução/RPC
A Rede Ecoturismo do Paraná, que reúne empresários do setor de turismo de aventura da Região de Curitiba, fez um protocolo com 21 medidas de segurança para orientar guias e visitantes e também para garantir um passeio tranquilo para todos.
Estão entre as recomendações: fazer trilhas menores e sem tanto esforço, grupos reduzidos e evitar contato com as comunidades locais. O objetivo é fazer com que as pessoas entendam que, mesmo em um passeio ao ar livre, os cuidados precisam continuar.
Parque de Vila Velha reabre
Veja mais notícias do estado no G1 Paraná.

By Fred Souza

Veja Também