Medicina aponta soluções para se livrar dos óculos


Procedimentos simples podem resolver o problema da vista cansada De acordo com dados do IBGE, 90% da população entre 45 e 70 anos – o equivalente a 38 milhões de pessoas – têm dificuldade para enxergar de perto. Você já se pegou tampando um olho de cada vez para avaliar sua visão? Mas, muito mais importante que esse autoexame é estabelecer uma rotina anual de visitas ao oftalmologista. “Essa consulta garante a proteção da saúde ocular, pois o oftalmologista é capaz de avaliar se existe problema de lubrificação dos olhos e outras doenças como catarata – ou mesmo glaucoma – que, no início, não tem grandes sintomas ou alterações no fundo do olho, mas somente o médico oftalmologista consegue diagnosticar”, conta Hamilton Moreira.
Uma das maiores queixas dos pacientes é a presbiopia, popularmente conhecida como vista cansada. Apesar de 59% das pessoas pesquisadas terem conhecimento sobre o tema, 66% citam os óculos, normalmente adquiridos por conta própria, sem receita médica, como forma de tratamento. Para Moreira, os óculos pendurados na correntinha, colocados e tirados o tempo todo quando é preciso olhar de perto são a solução menos indicada. “Existem óculos mais sofisticados e personalizados”, afirma o oftalmologista. Ele indica, ainda, o uso de lentes de contato e a cirurgia.
Tratamento definitivo para presbiopia
Quando o paciente escolhe pelo uso de óculos, ou lentes de contato, a troca deve acontecer anualmente, pois o grau segue aumentando até aproximadamente os 60 anos e se estabiliza.
“Existem alterações na lente do olho, chamada cristalino, que configura o aparecimento inicial da catarata. Quando isso acontece entre os 50 – 60 anos de idade, o paciente é considerado habilitado para a cirurgia com lentes intraoculares”, conta o doutor Hamilton. Esse procedimento pode liberar definitivamente o paciente do uso de óculos. Na prática, o tratamento é muito simples:
Cirurgia: é um procedimento rápido e preciso, com anestesia local e duração de apenas alguns minutos. A recuperação é praticamente imediata e o paciente, já no dia seguinte, pode retornar a todas as atividades normais. Saiba mais sobre a cirurgia.
Lentes de contato: essa correção geralmente é feita com lentes de contato gelatinosas, normalmente descartáveis, de fácil manuseio, além de serem confortáveis. São utilizadas durante o dia e retiradas na hora de dormir. O descarte pode ser feito a cada dia 30 dias, 15 dias, 1 semana, ou até mesmo diário, que é uma forma que vem ganhando espaço por conta da segurança, pois os riscos de infecções são menores.
O tratamento para a presbiopia pode devolver a qualidade de vida, já que a visão é fundamental para inúmeras situações do dia a dia. “É necessário enxergar bem para uma vida social normal. O prazer de enxergar bem, tanto para perto, quanto para longe, é fundamental” afirma o doutor Moreira. Ele explica que, no momento que a visão de perto fica ruim, a pessoa passa a ter problemas como sonolência, perda de prazer em fazer trabalhos manuais e até a comida perde um pouco do seu brilho. “Por isso, há necessidade, sim, de correção da presbiopia”, finaliza o médico.
Cuide da visão
Para preservar a visão, é importante cultivar hábitos saudáveis. Isso inclui não fumar, se alimentar corretamente e praticar exercícios físicos. “Hoje há várias doenças que tem relação com o fundo de olho. E isso vem da má circulação sanguínea, por exemplo”, conta o Dr. Moreira.
Apesar da presbiopia não poder ser evitada, existem inúmeras vantagens em cuidar da saúde dos olhos. Para isso, basta fazer exames preventivos, algo negligenciado por boa parte da população. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que entre 60% e 80% dos casos de cegueira são evitáveis e/ou tratáveis. Isso significa que quase 700 mil brasileiros cegos poderiam estar enxergando se tivessem recebido tratamento adequado e em tempo adequado.
O aumento da expectativa de vida do brasileiro também serve de alerta para cuidar da visão. “A comparação do velhinho de antigamente, com oitenta anos, e o de hoje deixa claro que tem muito para viver e descobrir”, conclui Moreira.
Diretor Técnico: Dr. Hamilton Moreira – CRM 9388 / RQE 2872
Que tal se livrar dos óculos para sempre?
Conheça a cirurgia de cataratas com laser.

By Fred Souza

Veja Também