Jardim Botânico, Passeio Público, bosques do Papa, do Alemão e da Fazendinha reabrem a partir de terça-feira (29)


Bandeira amarela, que indica nível 1 na avaliação dos riscos da Covid-19, foi retomada no domingo (27); nestes parques, o funcionamento será das 6h às 18h, com limite no fluxo do público. Jardim Botânico vai reabrir nesta terça-feira (29)
Cinco parques que ainda estavam com restrição de acesso devido à pandemia do novo coronavírus serão reabertos ao público a partir de terça-feira (29).
Segundo a Prefeitura de Curitiba, estão nesta lista os seguintes parques:
Jardim Botânico;
Bosque do Papa;
Bosque Alemão;
Bosque da Fazendinha;
Passeio Público.
De acordo com a prefeitura, a reabertura dos parques respeita protocolos de uso definidos em conjunto pelas secretarias do Meio Ambiente e da Saúde.
Nestes locais, o funcionamento será das 6h às 18h, com limite no fluxo do público.
No Passeio Público, que funciona de terça-feira a domingo, o fluxo limite será de 1,5 mil pessoas. Já no Jardim Botânico, o limite será de 3 mil pessoas.
Passeio Público é o primeiro parque de Curitiba
Natalia Filippin/G1
CORONAVÍRUS NO PARANÁ: Veja as principais notícias
PANDEMIA EM NÚMEROS: Confira o mapa com os dados por cidade
Em todos eles, a recomendação é para que as pessoas usem os espaços de atividades físicas individualmente, mantendo distanciamento e hábitos de higienização das mãos, uso de máscaras e a permanência o menor tempo possível para possibilitar o uso a mais pessoas.
Jardim Botânico de Curitiba
Reprodução/RPC
Os parques Tingui, Barigui, Barreirinha, Tropeiros, Guairacá, Mairi, Cambuí, Mané Guarrincha, Yberê, Lago Azul, Atuba, Passaúna, Tanguá, Bacacheri, São Lourenço e Náutico já haviam reduzido a restrição de uso no domingo (27).
Bandeira amarela
A Prefeitura de Curitiba decretou o retorno à bandeira amarela, com medidas menos restritivas em relação à pandemia do novo coronavírus, na sexta-feira (25).
A bandeira amarela, que indica nível 1 na avaliação dos riscos, foi retomada no domingo (27), conforme o decreto.
A cidade havia voltado para bandeira laranja, de alerta de risco médio, desde o início do mês de setembro, chegando a ser prorrogada pelo município.
Na determinação de bandeira amarela, em Curitiba, atividades que estavam suspensas podem reabrir, desde que exijam o uso de máscaras nos estabelecimentos e forneçam álcool gel aos clientes.
Todos os estabelecimentos devem cumprir também medidas de distanciamento de 1,5 m entre as pessoas. A capacidade máxima de clientes nos locais deve ser de uma pessoa a cada nove metros quadrados.
Podem funcionar sem restrições de horário e dias
Mercados, supermercados e hipermercados;
Panificadoras e padarias;
Comércios varejista de hortifrutigranjeiros, quitandas, mercearias, distribuidora de bebidas, peixarias e açougues;
Lojas de material de construção;
Concessionárias de veículos;
Escritórios em geral, salões de beleza, barbearias, atividades de estética, academias de ginástica, e serviços de banho e tosa de animais.
Podem funcionar, com restrições
Bares, restaurantes e lanchonetes podem funcionar todos os dias, das 6h às 23h, sem música ao vivo.
Parques e praças;
Feiras livres e de artesanatos: as 89 feiras da capital precisam cumprir as regras do protocolo estabelecido pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (SMSAN) para evitar aglomerações e proteger fregueses e feirantes;
Shopping centers podem funcionar todos os dias da semana, entre 12h e 22h;
Galerias e centros comerciais e comércio de rua: das 10h às 20h, todos os dias.
Continuam suspensos
Estabelecimentos destinados a eventos sociais e atividades correlatas, com ou sem música, de forma eventual ou periódica, tais como casas de festas, recepções, circos, teatros e cinemas.
Estabelecimentos destinados a feiras técnicas ou de varejo, mostras comerciais, congressos, convenções, entre outros eventos de interesse profissional, técnico e/ou científico;
Atividades de entretenimento sonoro ou não, de forma eventual ou periódica.
Devem operar com máximo de 50% da capacidade
O transporte coletivo deve continuar funcionando com lotação máxima de 50% da capacidade de cada veículo;
Hotéis e resorts;
Pousadas e hostels;
Serviços de call center e telemarketing: a partir das 9h, exceto aqueles vinculados aos serviços de saúde ou executados em home office.
Initial plugin text
Veja mais notícias do estado no G1 Paraná.

By Fred Souza

Veja Também