Instituições lançam guia digital gratuito sobre Empreendedorismo Social na Educação


Iniciativa é uma parceria entre o Oi Futuro, o British Council e Porvir e tem o objetivo de auxiliar educadores a incorporarem o empreendedorismo à sala de aula. Guia digital disponibilizado gratuitamente na internet conta com dicas, estratégias e casos reais, do Brasil e do Reino Unido, sobre a inclusão do empreendedorismo social na sala de aula
Divulgação
Foi lançado na tarde desta terça-feira (8) o guia digital Empreendedorismo Social na Educação. Voltado a educadores de escolas públicas e privadas, o material foi elaborado pela parceria entre o Oi Futuro, o British Concil e o Porvir, e tem como objetivo favorecer o desenvolvimento, em sala de aula, de habilidades e competências na área de empreendedorismo social.
O guia digital conta com dicas, estratégias e casos reais, do Brasil e do Reino Unido, que servem de apoio e inspiração para gerar experiências que estimulem os jovens estudantes a gerarem impacto social por meio de práticas empreendedoras. As orientações nele contida visam a lançar luz sobre como articular o empreendedorismo a outros processos educacionais.
O material está disponível no site http://empreendedorismosocial.porvir.org/.
Em 2019, o Ministério da Educação (MEC) incluiu o empreendedorismo como um dos quatro eixos estruturantes dos itinerários formativos do ensino médio, que foram incluídos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Embora não seja obrigatória a inclusão do tema – apenas português e matemática são de ensino compulsório – os novos itinerários lançaram luz para a inclusão do empreendedorismo nas salas de aula do país. Foi daí que nasceu a ideia de se criar o guia digital.
“O projeto Empreendedorismo Social na Educação nasceu de um desejo coletivo em construir referências para as escolas trabalharem com seus estudantes, qualificando o empreendedorismo e o conectando aos grandes desafios sociais que as novas gerações vão enfrentar”, destacou a gerente executiva de Educação e Inovação Social do Oi Futuro, Carla Uller.
Ela enfatizou que a plataforma online “foi concebida com uma visão dupla de educação e inovação social, e serve ao mesmo tempo de inspiração e guia prático para implementar aulas e atividades nas escolas”.
Brasileiros apostam no empreendedorismo com o desemprego em alta
A elaboração do guia teve início após seminário “Empreendedorismo Social na Educação: Como Aproximar os Dois Universos”, promovido pelas instituições parceiras em fevereiro de 2020 no Lab Oi Futuro, no Rio de Janeiro, com representantes brasileiros e britânicos dos dois campos.
Durante o evento, integrantes das secretarias de educação, do terceiro setor, além de pesquisadores, educadores, empreendedores e jovens egressos do ensino médio, trocaram experiências, ideias e referências sobre o tema.
Para a diretora de Educação do British Council, Diana Daste, levar o empreendedorismo social para dentro das escolas viabiliza uma formação cidadã, a inserção no mundo do trabalho e o desenvolvimento social e econômico “ao mesmo tempo em que competências e conteúdos próprios do mundo escolar são desenvolvidos em contexto.”
Já a diretora do Porvir, Tatiana Klix, ressaltou que o material inédito é um esforço do para apoiar redes, escolas e professores a impactar positivamente a vida e os projetos dos jovens.
“Levar o empreendedorismo social para o ensino médio é reconhecer o jovem como protagonista na transformação do mundo a sua volta e também da educação”, disse.
O lançamento do guia digital será realizado às 17h desta terça-feira, durante uma live no canal do Oi Futuro no YouTube.

By Fred Souza

Veja Também