Indicador diário de atividade do Itaú chega perto do nível pré-pandemia

Dado criado pelo banco para acompanhar a economia no período de crise alcançou patamar de 97% em relação a meados de março. O indicador diário de atividade econômica no Brasil elaborado pelo banco Itaú está próximo do nível pré-pandemia, informou o banco nesta quarta-feira (19) em seu relatório semanal sobre a Covid-19 no país e no mundo.
“No Brasil, a atividade econômica continua fazendo novas máximas, chegando a 97% do patamar pré-crise”, diz o relatório.
O indicador foi criado recentemente pelo banco para acompanhar o movimento da atividade ao longo desta nova crise.
Juliana: ‘Em junho, recuperação foi mais rápida do que o previsto em indústria e comércio’
Ele foi elaborado considerando um patamar de 100 pontos para a primeira quinzena de março. No fim daquele mês chegou a seu menor nível, 55, e agora e há uma semana anotou 97.
Com a gradual reabertura e recuperação da atividade, em seu relatório de revisão de cenário mais recente, do dia 7, o Itaú manteve a estimativa de queda do PIB e 4,5% neste ano, com queda de 9,2% no PIB do segundo trimestre sobre o primeiro.
Quanto à pandemia, os números seguem relativamente estáveis no Brasil, com leve quedas da curva de novas mortes, segundo o relatório. “Ao longo dos últimos dias, os dados no Brasil mantiveram sua relativa estabilidade recente, mas a curva de novas mortes parece estar entrando em uma lenta tendência de recuo – a sua média móvel de sete dias completou uma semana abaixo do nível de 1000, pela primeira vez desde a primeira metade de junho”.
Segundo o monitor da pandemia elaborado pelo banco com dados do Ministério da Saúde, a maioria dos Estados registra taxa de contágio até 1. Números abaixo disso apontam que a transmissão está em queda. Sete Estados têm taxa acima de 1.

By Fred Souza

Veja Também