Ideb: Paraná supera meta para o ensino fundamental, mas fica abaixo do objetivo no ensino médio em 2019


Estado teve a quarta melhor avaliação nas séries do ensino fundamental e terceiro melhor desempenho do país no ensino médio. Dados foram divulgados nesta terça-feira (15). Ideb mede o desempenho da educação em todo o Brasil
Divulgação/SEED
O Paraná superou as metas de desempenho no ensino fundamental medido pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em 2019, mas não atingiu o objetivo nas séries do ensino médio estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC).
O resultado do índice foi divulgado nesta terça-feira (15).
O Ideb leva em conta a proporção de alunos aprovados e o desempenho dos estudantes nas provas de matemática e português.
Nas avaliações das séries de ensino fundamental, o Paraná teve a quarta melhor avaliação do Brasil. No ranking do ensino médio, o estado ficou na terceira posição.
As metas variam entre os estados. O estado de Goiás, que ficou em segundo no ranking do ensino médio, foi o único a bater a meta de desempenho para o ano, por exemplo.
Desde 2013, ensino médio brasileiro não atinge nível esperado de qualidade
Ensino fundamental
Nas séries iniciais do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano, a nota do Paraná foi 6,5. A meta para 2019 era 6,4. Em toda a série histórica, desde 2007, o estado sempre esteve acima da meta estipulada.
Em 2019, segundo o índice, a taxa de aprovação nas séries iniciais no estado ficou em 96%.
Segundo o Ideb, o Paraná teve destaque positivo nas provas de matemática entre o 1º e 5º do ensino fundamental, com o segundo melhor desempenho médio do país. Nas provas de português, o estado ficou com a terceira melhor média de notas.
Já nas séries finais do ensino fundamental, o Paraná voltou a atingir a meta após oito anos abaixo do objetivo estipulado.
A evolução aconteceu, principalmente, pelo crescimento na taxa de aprovação entre os alunos do 6º ao 9º ano, que ficou em 92%, quinto melhor desempenho do país. Em 2017, o índice de aprovação ficou em 87% e era o 11º no ranking brasileiro.
No desempenho nas provas de português e matemática, o estado ficou em segundo, atrás de Santa Catarina.
Ensino médio
O desempenho do estado no ensino médio melhorou desde a avaliação anterior, de 2017. Mesmo assim, o resultado ficou abaixo da meta pela quarta avaliação seguida.
Entre os alunos deste ciclo, a aprovação ficou em 89% em 2019. Em 2017, a taxa no estado era de 81%.
Como o Ideb é calculado?
O Ideb é um índice de 0 a 10, calculado com base em dois fatores:
índices de aprovação/reprovação dos alunos e de abandono dos estudos, medidos no Censo Escolar;
notas em provas de português e de matemática no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).
Para ter um bom Ideb, é preciso ter baixas taxas de reprovação e de abandono de estudos, além de resultados satisfatórios no Saeb. Essa avaliação é aplicada sempre no fim de cada etapa escolar: 5º e 9º ano do ensino fundamental, e 3º ano do ensino médio.
Veja mais notícias no G1 Paraná.

By Fred Souza

Veja Também