Greve dos trabalhadores do transporte público de Maringá é suspensa por oito dias


Sindicato da categoria informou que estado de greve será mantido neste período. Paralisação ocorreu por seis dias. Greve de transporte coletivo é suspensa em Maringá
Depois de seis dias de greve, os trabalhadores do transporte público de Maringá, no norte do Paraná, decidiram suspender, parcialmente, a paralisação por oito dias. De acordo com o sindicato da categoria, neste período o estado de greve será mantido.
Motoristas e cobradores de duas empresas concessionárias do serviço público estavam em greve desde o dia 16 de setembro. Sindicato e empresas realizaram uma audiência de conciliação, porém não houve acordo.
Para não prejudicar os usuários, a Justiça determinou a manutenção de no mínimo 75% do atendimento no transporte coletivo urbano e metropolitano durante o período de greve.
No fim da tarde de segunda-feira (21), os grevistas decidiram pela suspensão da paralisação.
O Sindicato dos Motoristas Rodoviários em Maringá (Sinttromar) informou que a decisão pela suspensão levou em consideração três motivos:
Consulta à prefeitura e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre possibilidade de algum tipo de aporte, de socorro, ao transporte coletivo;
Possibilidade de divulgação pelo judiciário sobre a decisão do dissídio coletivo dos trabalhadores. A previsão é que a publicação desta determinação saia no dia 25 de setembro;
Trabalhadores demonstram que estão dispostos a resolver as questões por meio do diálogo com as empresas
Os trabalhadores pedem reposição salarial de 2,47%, que é o índice de inflação acumulado no últimos 12 meses, e pagamento da participação nos lucros ou resultados.
Motoristas e cobradores do transporte público suspendem greve em Maringá
Alex Magosso/RPC Maringá
Veja mais notícias da região no G1 Norte e Noroeste.

By Fred Souza

Veja Também