Secretários Guto Silva e Ulisses Maia participaram do Google Public Sector Summit, nos EUA
A presença internacional do Paraná nos Estados Unidos foi marcada pela participação dos secretários das Cidades, Guto Silva, e do Planejamento, Ulisses Maia, no Google Public Sector Summit, realizado entre os dias 27 e 29 de outubro, em Washington, capital dos EUA.
O evento reúne líderes governamentais e especialistas globais em tecnologia, sendo considerado pelo Governo do Paraná como uma oportunidade estratégica para impulsionar a transformação digital no Estado.
A missão dos secretários paranaenses tem como foco trazer inovações em Inteligência Artificial (IA), big data e computação em nuvem (cloud computing) para a gestão pública, visando a modernização administrativa e a eficiência na prestação de serviços aos cidadãos.
Após uma reunião técnica na sede do Google Cloud, onde os secretários estaduais, acompanhados pelo deputado estadual Soldado Adriano, discutiram o fortalecimento da cooperação em áreas-chave, Guto Silva apresentou a palestra “A jornada do Paraná para se tornar o primeiro Estado de IA do Brasil” na terça-feira (28).
Durante a apresentação, Guto Silva destacou o Plano de Inteligência Artificial (IA) do Paraná, reconhecido pela Google como o mais avançado do Brasil, e as soluções que já foram implementadas na administração pública estadual.
“Neste grande evento da Google, com líderes do mundo todo, discutimos sobre I.A. para o futuro da gestão pública. O Paraná se destaca, já temos cinco aplicações e no próximo ano teremos mais de 35 aplicações que trarão soluções para o cotidiano da população das cidades”, afirmou Guto Silva.
O secretário enfatizou que as soluções de IA já aplicadas pelo Governo do Estado estão focadas na educação, com ferramentas que auxiliam na correção de redações e leitura pelos alunos, além de processos de recadastramento. Também estão sendo estudadas aplicações futuras em mobilidade urbana, com sincronização inteligente de semáforos, e em gestão ambiental, com o CAR Inteligente voltado ao planejamento ambiental.
O secretário de Planejamento, Ulisses Maia, destacou que, em um cenário de rápidas transformações, a tecnologia é um elemento fundamental para modernizar a máquina pública e qualificar as decisões de investimento e políticas de longo prazo.
“Estamos aqui para discutir tecnologia, mas, acima de tudo, para buscar soluções de Inteligência Artificial que possam ser incorporadas ao nosso dia a dia, melhorando a qualidade dos serviços prestados. A inovação é uma marca registrada do governo Ratinho Junior, e é o caminho mais rápido para um Estado mais eficiente e bem planejado”, disse Ulisses Maia.
Na quarta-feira (30), os secretários conheceram diversos projetos, incluindo um que utiliza a Inteligência Artificial para auxiliar no diagnóstico do câncer.
“Visitamos a rede Capricórnio, composta por cientistas e pesquisadores de todo o mundo, com inteligência artificial analisando imagens e vídeos para um diagnóstico mais preciso e rápido. Isso possibilita um tratamento mais ágil e certeiro, e é algo que estamos considerando trazer para o Paraná”, disse Guto Silva.
O post Estado conhece e compartilha inovações na gestão pública em inteligência artificial nos EUA apareceu primeiro em Correio do Litoral.
