Ferradura bem feita ajuda a proteger cascos de equinos


Tipo de ferradura depende do terreno onde cavalo anda. Ferradura bem feita ajuda a proteger cascos de equinos
Reprodução/TV TEM
O desempenho dos equinos depende muito das ferraduras. Elas ajudam a dar equilíbrio, facilitam a locomoção e protegem os cascos.
O serviço conhecido como ferrageamento requer alguns cuidados. O ferrador Danilo Gabrilaites diz que é um trabalho criterioso voltado para proteger o cavalo.
O primeiro passo é a análise e limpeza do casco. A modelagem é feita em seguida. Com os moldes, a ferradura vai para o fogo. A última etapa é a fixação das ferraduras. O animal não sente qualquer tipo de dor. Um serviço assim pode custar cerca de R$ 200.
(Vídeo: veja a reportagem exibida no programa em 13/09/2020)
Ferradura bem feita ajuda a proteger cascos de equino
Os seis cavalos de uma propriedade no município de Capela do Alto (SP) são usados para lazer e competições. Eles recebem todos os cuidados.
A médica veterinária Cláudia Leschonski explica que normalmente os cavalos são ferrados quando estão trabalhando como adulto, por volta dos quatro anos de idade. Alguns animais nunca são ferrados dependendo do piso e da frequência de treinamento.
Cada ferradura dura em média 60 dias e pode ser usada, dependendo do animal, em até dois ferrageamentos.
O ferrador Eli Medeiros explica que atualmente existem muitos tipos de ferradura, conforme o tipo de uso do animal, seja para esportes, passeio ou trabalho. Existe até ferradura feita com pneu para cavalos de carruagem.
Acesse + TV TEM | Programação | Vídeos | Redes sociais
Confira as últimas notícias do Nosso Campo

By Fred Souza

Veja Também