Ex-número 2 de Aras é eleito vice no Conselho Superior do MPF


José Bonifácio Andrada foi eleito por 6 votos a 4. Ele era vice-procurador-geral, mas deixou o cargo em março. O Conselho Superior do Ministério Público Federal (MPF) elegeu como vice-presidente nesta terça-feira (1º) o subprocurador-geral José Bonifácio de Andrada, por 6 votos a 4.
O vice-presidente do Conselho Superior do MPF é quem assume como procurador-geral da República em caso de vacância até que um novo PGR seja aprovado em definitivo.
José Bonifácio de Andrada chegou a ser escolhido pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, para ser vice na PGR, onde era responsável por investigações de autoridades com foro, exceto da Lava Jato.
O procurador José Bonifácio Borges de Andrada durante sessão do Conselho Superior do Ministério Público Federal
Antônio Cruz/Agência Brasil
Em março, por divergências, Bonifácio deixou o cargo, considerado o número 2 na hierarquia da Procuradoria-Geral. À época, a PGR informou que a exoneração ocorreu a pedido dele.
O Conselho Superior do MPF tem dez integrantes — um dos quais o próprio Aras — e é o órgão responsável por decidir as principais questões administrativas na instituição.
Alcides Martins, considerado mais alinhado a Aras, era o vice-presidente do conselho desde 9 de agosto do ano passado, quando foi eleito após um empate.
José Bonifácio tomou posse no conselho no mês passado, após eleição que foi vista como um recado sobre a insatisfação da categoria com o atual chefe do Ministério Público.
Em caso de vacância do cargo, é o vice-presidente do Conselho Superior do MPF quem assume o cargo de PGR até a substituição.

By Fred Souza

Veja Também