Eleições 2020: plano de governo dos candidatos a prefeito de Curitiba


Confira os principais pontos de cada programa e acesse a íntegra das propostas dos candidatos. Curitiba tem 16 candidatos à prefeito
Natalia Filippin/G1
O G1 resume os principais pontos das propostas de governo dos candidatos a prefeito de Curitiba nas eleições de 2020. Veja abaixo (os nomes estão em ordem alfabética):
Camila Lanes (PC do B)
Camila Lanes é candidata à Prefeitura de Curitiba pelo PC do B
Reprodução/RPC
Número de páginas: 7
Resumo: O programa registrado pela candidata tem seis “eixos estratégicos”: desprivatização dos serviços públicos; descentralização da governança municipal; metropolização; políticas sociais para uma cidade mais humana, meio ambiente e melhoria de vida; cidades inteligentes e integração digital; e um plano de políticas pós-pandemia.
Entre as propostas da candidata estão a criação de sub-prefeituras e de uma câmara intermunicipal com cidades da região metropolitana. A candidata propõe ampliar a educação em período integra na rede municipal e revisar o currículo para os primeiros anos da educação básica. Para o meio-ambiente, a proposta é gerar energia a partir de lagos e represas da cidade. Para recuperação após a pandemia, a campanha propõe um programa de geração de crédito popular e um plano de incentivo a micro e pequenas empresas.
Veja a íntegra do plano de governo
Carol Arns (Podemos)
Caroline Arns de Santa Cruz Arruda, de 43 anos, é candidata à Prefeitura de Curitiba
Reprodução/RPC
Número de páginas: 78
Resumo: O plano de governo da candidata se define como “um projeto conservador, no sentido de preservar o que há de bom, e transformador, naquilo que lhe falta”.
O plano tem como proposta instituir uma tarifa de transporte público sem custos para os usuários, a começar pelas linhas de regiões de maior vulnerabilidade social e linhas que possam diminuir o congestionamento no horário de pico. A campanha promete atualizar o diagnóstico sobre o déficit habitacional e ocupação de áreas irregulares na cidade e agilizar a regularização fundiária. O plano também propõe incentivos ficais para os setores mais afetados pela pandemia e emissão de alvarás a novas empresas a custo zero para 2021. Para educação, a candidata quer ampliar o número de vagas e aumentar atividades no contraturno da educação infantil.
Veja a íntegra do plano de governo
Christiane Yared (PL)
Christiane Yared é candidata pelo PL
Giuliano Gomes/PR Press
Número de páginas: 14
Resumo: O plano afirma que foi construído ao longo de três e a partir de um diagnóstico das carências da cidade.
O programa afirma que vai ajustar a oferta de vagas nas creches à demanda do município e vai promover uma atuação “ativa” da assistência social nas escolas municipais. A candidata também diz que vai implementar aulas de educação no trânsito na rede pública do município. O documento diz que vai permitir que compras nos Armazéns da Família possam ser feitas por aplicativo. A candidata propõe parcerias com universidades para implementação de programas de saúde e culturais. A chapa tem como proposta a criação de uma companhia municipal de balé.
Veja a íntegra do plano de governo
Diogo Furtado (PCO)
Diogo Furtado será o candidato do PCO à Prefeitura de Curitiba
RPC Curitiba
Número de páginas: 37
Resumo: A proposta protocolada pelo candidato é uma recomendação do partido para todas as eleições municipais de 2020.
Entre as propostas estão a diminuição da jornada de trabalho para 36 horas semanais sem redução dos salários, redução para jornada de seis horas para as mães que estejam amamentando e que as mães fiquem afastadas do trabalho com garantia do salário enquanto seus filhos estiverem sem aulas. O documento também tem como proposta a descriminalização do aborto e aumento do investimento nas casas de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica. O partido também propõe a extinção do Enem, dos vestibulares e das escolas militares.
Veja a íntegra do plano de governo
Eloy Casagrande (Rede)
Eloy Casagrande foi escolhido pelo partido Rede Sustentabilidade para disputar à Prefeitura de Curitiba
Reprodução/RPC
Número de páginas: 41
Resumo: O programa do candidato tem seis eixos diferentes. Entre as propostas, prevê criar novas áreas verdes de lazer em terrenos ociosos nos bairros que não possam receber construções e construir “jardins de chuva” ao longo das ciclovias para melhorar a drenagem na cidade. O candidato também propõe um programa para redução do déficit habitacional que prevê a construção de casas modulares sustentáveis que possam ser montadas e ampliadas por pessoas não capacitadas. O candidato também quer instituir um polo empresarial de construção sustentável na cidade.
O plano afirma que vai aumentar a oferta de vagas nas creches e inserir o ensino de música, teatro e línguas estrangeiras no ensino fundamental. O documento também prevê a implementação da telemedicina no sistema de saúde municipal e a criação de um conselho municipal do idoso.
Veja a íntegra do plano de governo.
Fernando Francischini (PSL)
PSL lançou Fernando Francischini como candidato à Prefeitura de Curitiba
Victor Hugo Bittencourt/RPC
Número de páginas: 78
Resumo: O programa de governo aponta três áreas prioritárias no documento: educação, saúde e segurança pública.
O candidato pretende a criar de um programa de expansão do acesso gratuito de internet para “áreas da cidade desfavorecidas”, ampliar as atividades e mecanismos de ensino à distância e ampliar a oferta de colégios cívicos militares a partir do 6º ano. O programa prevê a instituição de atendimentos de saúde por telemedicina e a criação de um cronograma municipal de cirurgias eletivas. Para a área de segurança, o candidato afirma que haverá “tolerância zero com as pichações que emporcalham a cidade” e que vai criar espaços organizados para artistas grafiteiros. O candidato afirma que vai intensificar a varrição das ruas e intensificar a iluminação pública a partir de parcerias público-privadas.
Veja a íntegra do plano de governo.
Goura (PDT)
PDT lançou Goura como candidato à Prefeitura de Curitiba
Reprodução/RPC
Número de páginas: 56
Resumo: O plano de governo do candidato afirma que pretende pensar a cidade de maneira integrada com os demais municípios da região metropolitana.
O documento prevê a criação de áreas calmas e instalação de “corredores verdes” entre parques e áreas verdes. O plano propõe a criação de um banco de materiais de construção para receber materiais que são substituídos ou sobram ao final de obras com condições de serem reaproveitados. O candidato também tem como proposta desenvolver um programa de turismo sustentável. Para a educação, o plano afirma que vai buscar a universalização da pré-escola, efetivando o atendimento às crianças de 4 e 5 anos, sem antecipação da escolarização.
Veja a íntegra do plano de governo.
João Arruda (MDB)
João Arruda é candidato à Prefeitura de Curitiba
Reprodução
Número de páginas: 32
Resumo: O plano do candidato afirma que tem como prioridades a descentralização de políticas públicas, transparência e de maior participação popular. O programa promete que a cidade “terá a melhor qualidade de vida das capitais”.
O programa afirma que vai aumentar de 26% para 30% a participação da educação no orçamento municipal e que vai fornecer internet sem fio nas casas dos alunos da rede municipal. O plano da chapa afirma que vai concluir a Linha Verde e construir passarelas pela vida. O candidato afirma que vai criar mais restaurantes populares na cidade e construir um ginásio público multiuso “de padrão internacional através de uma parceria público privada”. O plano afirma que vai ser implementado um programa de inteligência de dados para emergências epidemiológicas.
Veja a íntegra do plano de governo.
João Guilherme de Moraes (Novo)
Partido Novo lança João Guilherme de Moraes como candidato à Prefeitura de Curitiba
Murilo Souza/RPC
Número de páginas: 15
Resumo: O programa do candidato afirma que vai reavaliar as prioridades da cidade, que pretende “olhar mais para as pessoas” e diminuir as desigualdades sociais, urbanas e econômicas do município.
O plano de governo prevê o enxugamento da máquina pública, com corte de “gastos excessivos, privilégios e cargos em comissão”. Também propõe a criação de um canal digital que concentre todos os serviços às empresas e cidadãos. O candidato afirma que pretende colocar Curitiba como líder no ranking do Ideb entre as capitais, criando uma escola de aperfeiçoamento para os professores e instituindo o ensino de inglês em todas as escolas municipais. O programa diz que vai ampliar as parcerias com instituições privadas para atendimento de exames e cirurgias e que vai criar um programa permanente de telemedicina para consultar ambulatoriais e de especialidades.
Veja a íntegra do plano de governo.
Letícia Lanz (PSOL)
PSOL lança Letícia Lanz como candidata à Prefeitura de Curitiba
Reprodução
Número de páginas: 62
Resumo: O programa de governo da candidata tem 16 pontos e, segundo o documento, propõe “uma Curitiba de todas as pessoas”.
A candidata propõe a reestatização da frota do transporte urbano. No curto prazo, a proposta é instituir um valor máximo mensal de R$ 50 para estudantes e desempregados no transporte público e, no médio prazo, a implementar a tarifa gratuita para o usuário. O documento também afirma que pretende implantar o valor escalonado da tarifa de esgoto. Ela quer criar uma área “livre de agrotóxicos” nos limites do município e incentivar hortas comunitárias. O programa prevê que os gastos com educação representem 30% do orçamento municipal e promete zerar o déficit de vagas na rede municipal. A chapa afirma que vai acabar com as terceirizações em serviços públicos.
Veja a íntegra do plano de governo.
Marisa Lobo (Avante)
Avante lançou, neste sábado (12), Marisa Lobo como candidata à Prefeitura de Curitiba
João Salgado/RPC
Número de páginas: 39
Resumo: O programa de governo da candidata afirma que se baseia no “respeito aos direitos individuais e do liberalismo na economia” e no “compromisso de proteção à família” Segundo o documento, o plano tem como principal pilar o “controle dos gastos públicos e o compliance financeiro”.
A candidata afirma que vai vender imóveis públicos que não são utilizados pela prefeitura, que vai reduzir o IPTU de empresas com práticas sustentáveis e que tem como uma das prioridades aumentar o turismo à cidade. O documento propõe readequar o horário de funcionamento dos CMEIs às necessidades das famílias. A candidata também propõe instalar câmeras nos uniformes dos guardas municipais.
Veja a íntegra do plano de governo.
Paulo Opuszka (PT)
PT lança Paulo Opuszka como candidato à Prefeitura de Curitiba
Reprodução
Número de páginas: 67
Resumo: O programa se divide em 12 áreas prioritárias e afirma que pretende instituir um plano com participação popular e aberto ao diálogo.
O documento promete destinar 2% do orçamento municipal para a área de habitação. O plano também diz que vai revisar os contratos de concessão, reduzindo a tarifa técnica e a tarifa ao usuário, instituindo o bilhete único no sistema de transporte público. O candidato afirma que cai criar um “Banco de Alimentos”, estimulando a parceria com o setor privado na captação de alimentos, redistribuindo para as populações vulneráveis. Para a educação, o candidato afirma que vai zerar o índice de analfabetismo na cidade e abrir mais turmas de Ensino de Jovens e Adultos.
Veja a íntegra do plano de governo.
Rafael Greca (DEM)
DEM lançou o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, como candidato à reeleição em 2020
RPC/Reprodução
Número de páginas: 48
Resumo: O documento diz que se baseia em sete pilares, que tratam de inovação, mobilidade urbana, sustentabilidade, integração metropolitana, serviços municipais e recuperação do município após a pandemia. Em várias propostas, o programa propõe a ampliação de programas instituídos pela atual gestão.
O candidato promete ampliar o número de vagas em creches e o número de escolas em tempo integral. O programa pretende implementar serviços de teleatendimento na área da saúde e permitir, via sistema, a emissão de atestados pela internet. O plano promete a substituição da frota atual de taxis por carros elétricos e que 100% da iluminação pública seja com lâmpadas de LED.
Veja a íntegra do plano de governo.
Renato Mocellin (PV)
Renato Mocellin é candidato do PV à Prefeitura de Curitiba
Reproduççao/RPC
Número de páginas: 7
Resumo: O programa afirma que se baseia, principalmente, no equilíbrio ambiental e na sustentabilidade.
O candidato promete ampliar a oferta de ensino integral na rede municipal, universalizar o acesso à educação infantil de 4 a 5 anos e construir escolas em áreas mais populosas da cidade para diminuir o custo de transporte dos alunos. O programa prevê a eliminação de faixas de estacionamento nas principais vias da cidade, sendo substituídas por ciclofaixas e a adoção de veículos elétricos no transporte público. O plano também afirma que pretende cobrir 100% da cidade com tratamento e distribuição de água e coleta de esgoto.
Veja a íntegra do plano de governo.
Samara Garratini (PSTU)
PSTU lança a professora Samara como candidata à Prefeitura de Curitiba
Reprodução/RPC
Número de páginas: 11
Resumo: O programa da chapa se divide em sete eixos: transporte, saúde, educação, segurança pública, meio ambiente, habitações e opressões.
Uma proposta da campanha é tornar o transporte urbano da cidade em totalmente público e que empresas com mais de 100 funcionários proporcionem transporte próprio aos seus colaboradores. A candidata também afirma que vai oferecer vagas a todos os alunos da educação infantil, com a construção de mais escolas, prevendo a redução no tamanho das turmas da educação infantil e no ensino fundamental. O plano prevê o aumento do horário de atendimento nas unidades de saúde e ampliar a estrutura para atender toda a demanda no município.
Veja a íntegra do plano de governo.
Zé Boni (PTC)
PTC lança Zé Boni como candidato à Prefeitura de Curitiba
Murilo Souza/RPC
Número de páginas: 41
Resumo: O programa afirma que foi elaborado ao longo de dois anos em reuniões em 75 bairros da cidade. O documento diz que visa o enxugamento da máquina pública e que vai priorizar projetos nas áreas de educação, saúde, infraestrutura e social.
O programa afirma que reduzirá pela metade o número de secretarias municipais. Para a área da segurança, o candidato promete contratar 1 mil guardas municipais. O plano promete atender 100% da demanda por educação infantil e passar a ofertar língua estrangeira na rede municipal. O plano também prevê a criação de uma Secretaria Municipal Cristã de Curitiba para auxiliar igrejas e organizações não-governamentais da cidade.
Veja a íntegra do plano de governo.
Veja mais vídeos sobre as eleições de 2020
Veja mais notícias do estado em G1 Paraná

By Fred Souza

Veja Também