Curitiba terá quase 1,2 mil candidatos a vereador em 2020


Partidos lançaram 1.190 candidatos a uma vaga na câmara da capital, com aumento de 6,8%, em relação a 2016; propostas de candidatura ainda precisam de aprovação da Justiça Eleitoral. Curitiba deve ter quase 1,2 mil candidatos a vereador em 2020
Rodrigo Fonseca/CMC
Após a realização das convenções, as coligações da campanha eleitoral de 2020 em Curitiba definiram pelo lançamento de 1.190 candidatos a vereador.
O número de candidatos ainda pode mudar, já que a Justiça Eleitoral precisa aprovar o registro das candidaturas, e pode haver desistências, como ocorrem todos os anos.
Se todas as candidaturas lançadas forem homologadas pela Justiça, haverá aumento de 6,8%, em comparação com as eleições municipais anteriores, em 2016, quando a capital paranaense teve 1.114 candidatos a uma vaga na Câmara Municipal.
Veja quem são os candidatos à Prefeitura de Curitiba
Para este ano, conforme os registros nas atas das convenções, foram lançadas candidaturas em 29 partidos. Os nomes pretendem concorrer a uma das 38 cadeiras na Casa.
Confira a quantidade de candidaturas lançadas por cada um deles:
Segundo o levantamento realizado pelo G1, que considera o total de candidaturas ao cargo registrado na ata de cada convenção, o Partido Social Liberal (PSL) é o que lançou maior número de candidatos a vereador na capital, com 59 nomes.
Em seguida, com 57 candidatos, estão Republicanos, Partido Progressista (PP), Democracia Cristã (DC), Partido da Mobilização Nacional (PMN), Partido da Mulher Brasileira (PMB) e o Partido Verde (PV).
Vinte e nove partidos lançaram candidatos a uma vaga na Câmara Municipal de Curitiba
Anderson Tozato/CMC/Divulgação
Ainda conforme o registro das convenções, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Rede Sustentabilidade e Partido da Causa Operária (PCO) foram os que lançaram menor número de candidatos a uma vaga na câmara da capital, com 19, 13 e três candidatos, respectivamente.
Fim das coligações
A partir das eleições deste ano, estão proibidas as coligações para eleger vereadores. A regra mudou a partir de uma emenda constitucional de 2017 e agora os partidos não podem fazer alianças para aumentar as chances de conseguir vagas nas câmaras municipais.
Funciona Assim: fim das coligações para vereadores
Funciona Assim: Fim das coligações para vereadores
* Colaboraram Lucas Ravel e Mariah Eduarda Colombo, sob a supervisão de Ederson Hising, Letícia Paris e Sérgio Tavares Filho.
Veja mais notícias do estado no G1 Paraná.

By Fred Souza

Veja Também