Coronavírus: TJ-PR autoriza escolas particulares a retomarem aulas presenciais, em Londrina


Decisão liminar desta quarta (14) é do desembargador Marques Cury; aulas presenciais nas escolas públicas permanecem suspensas. Prefeitura informou que ainda não foi intimada oficialmente da decisão. TJ-PR autoriza escolas particulares de Londrina a retomar aulas presenciais
Reprodução/RPC
O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) autorizou as escolas particulares de Londrina, no norte do Paraná, a retomarem as aulas presenciais. As atividades estão suspensas desde março por decretos da prefeitura por causa da pandemia provocada pelo novo coronavírus.
A decisão liminar assinada nesta quarta-feira (14) pelo desembargador Marques Cury, da 6ª Câmara Cível, vale para as escolas particulares filiadas ao Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Paraná (Sinepe), que representa a maioria das instituições particulares de Londrina.
As aulas presenciais nas escolas públicas permanecem suspensas.
CORONAVÍRUS NO PARANÁ: Veja as principais notícias
No documento, o desembargador apontou que a curva epidemiológica da Covid-19 está diminuindo, tanto no Paraná como em Londrina. Disse também que a maioria dos setores da economia já está retomando as atividades presenciais, inclusive os não essenciais.
“A manutenção do isolamento social apenas dos estudantes está causando, diariamente, sérios danos em expressiva parcela dessa juventude escolar”, disse ele.
Com base nestes argumentos, Cury autorizou a retomada das aulas, mas seguindo “rigorosamente todos os protocolos sanitários e de segurança redigidos pelas autoridades competentes”.
A decisão ainda determina que o retorno deverá ser facultativo, ou seja, caberá a cada família avaliar as possibilidades e necessidades, sem prejuízo àqueles estudantes que, por algum motivo, não se sintam confortáveis em voltar ao ambiente escolar.
“É certo que a reabertura deverá ser gradual, escalonada, híbrida e sob o viés acolhedor. Trata-se, nesse momento, de priorizar o acompanhamento pedagógico, social e psicológico dos infantes, sem qualquer intenção conteudista de ‘buscar o tempo perdido’ em relação ao ano letivo”, comentou o desembargador.
A Prefeitura de Londrina informou que ainda não foi intimada oficialmente da decisão.
Governo anuncia retorno de atividades extracurriculares presenciais nas escolas do Paraná
Cenário da cidade
De acordo com o boletim publicado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), nesta quarta-feira, Londrina tem 11.954 casos confirmados de coronavírus e 260 mortes.
Já o Paraná tem 4.775 óbitos pela doença e 193.564 casos confirmados. No total, 147.491 pacientes são considerados recuperados.
Londrina tem 11.954 casos confirmados de coronavírus e 260 mortes
Divulgação/Prefeitura de Londrina
VÍDEOS: Pandemia do novo coronavírus no Paraná:
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Norte e Noroeste.

By Fred Souza

Veja Também