Coronavírus: Foz do Iguaçu autoriza esportes coletivos em locais privados e uso de narguilé em tabacarias


Decreto autoriza a prática esportiva em clubes, associações e condomínios; vendas em tabacarias, com consumo no local, também são permitidas. Foz do Iguaçu tem mais de 200 casos ativos da Covid-19, segundo a prefeitura
Odair Leal
Um decreto da Prefeitura de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, autorizou a retomada das atividades esportivas em associações, clubes e condomínios, além da realização de jogos eletrônicos e o retorno das vendas em tabacarias, com consumo no local. A medida começou a valer nesta quarta-feira (12).
Para a flexibilização das medidas, conforme o município, os locais devem seguir algumas medidas sanitárias. Veja abaixo as exigências.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, nesta quarta, Foz do Iguaçu registrou 3.945 casos do novo coronavírus e 42 pessoas morreram vítimas da Covid-19. A cidade conta com 214 casos ativos da doença.
CORONAVÍRUS NO PARANÁ: Veja as principais notícias
DECRETOS: Veja o que pode abrir e o que deve fechar nas principais cidades
BEM AQUI: RPC tem plataforma com estabelecimentos e serviços que estão atendendo
Os espaços devem ter um responsável pelo cumprimento do Termo de Responsabilidade Sanitária Municipal, que deve ser assinado e enviado para a prefeitura.
Permanece proibido o uso de campos de futebol públicos, playgrounds e piscinas em condomínios.
Medidas sanitárias
Jogos esportivos
Conforme o decreto, as atividades devem ser realizadas, das 6h às 22h, com a presença no campo ou na quadra apenas do número de atletas determinado pela regra oficial de cada modalidade.
Outros dois atletas por equipe poderão ficar no banco de reservas respeitando o distanciamento de dois metros e utilizando máscara.
Durante a prática esportiva, o responsável pelo cumprimento do Termo de Responsabilidade Sanitária deverá estar presente.
Em partidas de futebol, futsal e futebol society, os goleiros deverão usar luvas. Além disso, entre uma partida e outra, deverá haver um intervalo de 15 minutos. Cada partida não poderá ter mais de 60 minutos.
A bola do jogo, as redes e as traves deverão ser higienizadas antes de cada partida. As quadras e os campos com grama sintética deverão ser higienizadas diariamente.
Os bancos da área próxima do jogo deverão ser higienizados antes de cada partida. Os atletas deverão higienizar as mãos no momento de entrar na quadra ou campo. É proibida a troca de uniforme no local ou vestiário.
Antes de cada partida, os participantes devem fazer um questionário online, que será disponibilizado pela Vigilância Epidemiológica e aplicado pelo responsável do espaço. A temperatura do usuário também será aferida.
Jogos eletrônicos
Os estabelecimentos de jogos eletrônicos podem funcionar das 10h às 22h. Para isso, deverão se responsabilizar pelo controle de quantidade máxima de pessoas no interior, limitada a 30% da capacidade total.
Deverá ser mantido o distanciamento de dois metros entre as pessoas.
Durante todas as atividades, o responsável pelo cumprimento do Termo de Responsabilidade Sanitária deverá estar presente.
Nos estabelecimentos de jogos eletrônicos fica proibida a entrada de crianças com menos de 12 anos. Os menores de 16 anos deverão estar acompanhados de pais ou responsável.
Tabacarias
As tabacarias ou lounges podem funcionar das 10h as 0h, com regras específicas:
Disponibilizar acesso fácil a pias com água corrente, sabonete líquido, toalhas descartáveis, lixeiras com tampa acionada por pedal
Devem oferecer álcool gel 70% em pontos estratégicos
As mãos devem ser higienizadas antes e após a manipulação do narguilé
O narguilé só pode ser usado apenas uma vez ao dia
Depois do uso, o narguilé deve ser lavado com álcool 70% ou com água sanitária
O equipamento terá um prazo de 24 horas para ser reutilizado
Não é permitido o compartilhamento do narguilé
As mangueiras do narguilé deverão ser descartadas após o uso
A higienização dos narguilés deve ser frequente
Os lounges deverão funcionar com restrição de 30% da capacidade de público. Aplicação de produto sanitizante no tapete de entrada e a Instalação de “cortina” de vidro/acrílico na recepção também são exigidos.
O estabelecimento deve exigir que todos os clientes estejam utilizando máscaras quando circularem nas áreas comuns do estabelecimento, inclusive quando estiver nas mesas ou poltronas.
Initial plugin text
Veja mais notícias da região no G1 Oeste e Sudoeste.

By Fred Souza

Veja Também