Coronavírus: Cemitérios municipais de Curitiba são reabertos nesta quarta-feira (14)


Locais ficaram sete meses fechados por causa da pandemia. Prefeitura recomenda que visitas aos túmulos sejam individuais. Cemitérios municipais de Curitiba terão programação no Dia de Finados
Daniel Castellano/SMCS
Os cemitérios municipais de Curitiba voltaram a abrir nesta quarta-feira (14), após sete meses fechados por causa das medidas preventivas de combate ao coronavírus na cidade.
Segundo a prefeitura, os visitantes devem usar máscaras e evitar aglomeração de pessoas nos locais.
CORONAVÍRUS NO PARANÁ: Veja as principais notícias
Os portões passam a ficar abertos das 7h às 18h em dias úteis, e das 9h às 18h aos finais de semana e feriados.
A reabertura acontece após as alterações de bandeiras de alerta da cidade em relação à Covid-19. Curitiba está em bandeira amarela desde o final do mês de setembro.
De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), até terça-feira (13), Curitiba tinha registrado 39.834 casos confirmados de coronavírus. Deste total, 1.348 pessoas morreram vítima da doença e 31.865 se recuperaram.
Dia de Finados
A reabertura acontece a menos de um mês do Dia de Finados, em 2 de novembro.
No dia, não serão permitidas missas e outras programações nos locais. A distribuição de materiais gráficos também está proibida e as instituições religiosas devem substituir as celebrações por eventos online.
As homenagens dos familiares devem ser feitas de forma rápida e, preferencialmente, individual.
A prefeitura recomenda que as famílias interessadas em fazer limpeza, pinturas e pequenos reparos nos túmulos para a data concluam os trabalhos até 30 de outubro para evitar aglomerações nos locais.
A Divisão de Cemitérios da Secretaria Municipal do Meio Ambiente orienta que, por causa da estiagem que atinge a região de Curitiba, sejam usados panos úmidos para a limpeza dos túmulos. Não será permitido uso de baldes e mangueiras.
Além disso, a limpeza com uso de água deve acontecer nos dias em que há abastecimento na região do cemitério.
VÍDEOS: Pandemia do novo coronavírus no Paraná
Veja mais notícias da região em G1 Paraná.

By Fred Souza

Veja Também