Confiança do empresário do comércio tem alta recorde, mas segue abaixo do patamar pré-pandemia


Indicador cresceu 14,44% na comparação com agosto. O Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC) cresceu pelo terceiro mês seguindo em setembro, com uma expansão de 14,4%, na comparação com o mês anterior.
Apesar do crescimento, o indicador segue abaixo do patamar pré-pandemia: aos 91,6 pontos, segue quase 30 pontos abaixo dos 120,7 registrados em abril deste ano. Também segue abaixo do patamar considerado otimismo, marcado pelos 100 pontos.
Confiança do Empresário do Comércio
Economia G1
Em nota, o presidente da CNC, José Roberto Tadros, aponta que a flexibilização das medidas de distanciamento social deve sustentar a retomada gradual da atividade econômica no terceiro trimestre.
“O volume de vendas do comércio tem apresentado crescimento nos últimos meses, impulsionado pela reabertura das lojas do varejo não essencial, o que tem impactado na percepção cada vez mais otimista dos comerciantes”, afirma.
Itens
Em setembro, o indicador registrou crescimento em todos os itens pesquisados.
A maior alta mensal foi o referente à satisfação dos comerciantes com as condições atuais (+42,1%), que chegou a 55 pontos – o segundo avanço seguido do item, depois de cinco meses de quedas intensas. O indicador, contudo, ainda está 41,5% atrás do nível verificado em setembro de 2019.
Em relação à economia, os empresários do comércio se mostraram 65,6% mais satisfeitos do que em agosto – o maior percentual positivo da pesquisa e recorde para este item, que atingiu 40,1 pontos, após queda de mais de 90 pontos durante a pandemia.
O índice que mede as intenções de investimento também acumulou o segundo aumento mensal consecutivo (+13,1%) – o maior crescimento da série para este indicador. O resultado positivo do item, que chegou a 81,1 pontos, foi puxado pelo aumento da intenção de contratação de funcionários, que subiu a 98,8 pontos, após crescimento mensal recorde de 22,3%.
Assista as úlitmas notícias de economia

By Fred Souza

Veja Também