Conab atualiza metodologia para cálculo de safras


Nova forma de levantamento conta agora com viagens a campo para coletar amostras de produtividade, e para saber como que os agricultores e empresas calculam os dados da sua produção. Safra de café também deve começar a ser revisada a partir do dia 10 de setembro
Filipe Martins
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) informou nesta terça-feira (25) que atualizou a sua metodologia de cálculo para o levantamento das safras agrícolas do país.
O novo método conta agora com viagens a campo, feitas pela equipe da estatal, para coletar amostras de produtividade no campo, e para saber como que os agricultores e empresas calculam os dados da sua produção.
Segundo a Conab, mais de 900 agentes já estão participando do novo levantamento, atuando, por exemplo, no acompanhamento agrometeorológico e das condições de vegetação obtidos a partir de imagens de satélite; na identificação das tecnologias utilizadas pelos produtores e no uso de métodos estatísticos para consolidação das informações.
A soja é o primeiro produto submetido a esses ajustes de metodologia feitos pela Conab. “Os novos procedimentos servem tanto para aprimorar quanto para validar os números. Depois da soja, estão na pauta para revisão também arroz, feijão, algodão, café, trigo, e milho”, disse o superintendente de Informações do Agronegócio da Conab, Cleverton Santana.
A nova metodologia foi aplicada aos últimos sete anos-safra da soja – desde 2013/14. Com isso, houve um aumento da oferta da oleaginosa de 14,4 milhões de toneladas no período revisado.
A expectativa é que o balanço atualizado seja publicado no próximo levantamento da safra de grãos, no dia 10 de setembro.

By Fred Souza

Veja Também