Com dólar alto, comerciantes apostam em promoções para atrair brasileiros em Cidade do Leste, no Paraguai


Turismo de compras foi retomado após abertura da Ponte Internacional da Amizade, mas descontos são necessários com alta do dólar de quase 40% nos últimos meses. Lojistas do Paraguai apostam em promoções para atrair clientes
Lojistas de Cidade do Leste, no Paraguai, têm apostado em promoções para atrair brasileiros de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, e de outras cidades do país. O turismo de compras foi retomado após quase sete meses com a fronteira fechada por causa da pandemia.
“Estamos descendo o valor dos produtos no máximo possível, para conseguir vender e o cliente sair satisfeito. Tem muita coisa que está sendo lançada, que o pessoa vê e quer comprar mesmo. Estavam com saudade do Paraguai”, disse a gerente de marketing Laryssa Bombasoro.
Os descontos são necessários, principalmente, por causa do dólar. De janeiro até outubro, o dólar acumula uma alta de quase 40%, em relação ao final de 2019.
“Como a gente conhece o comércio de Cidade do Leste, a gente sabe que não dá para ir no primeiro preço que eles falam, tem que ir conversando, pechinchando até achar o preço que favorece a gente”, disse a estudante Ana Julia Smaniotto.
Comércio em Cidade do Leste faz promoções para atrair clientes, no Paraguai
Zito Terres/RPC
Depois das moedas da Zâmbia e da Venezuela, a brasileira foi a que mais se desvalorizou no mundo.
De acordo com o economista Henrique Kawamura, os investidores estão preocupados com o aumento dos casos de Covid-19 e isso impacta nos valores das moedas.
“Desde o ano passado, já tinha uma desvalorização do real por causa das instabilidades políticas. Depois, nesse ano, veio o coronavírus, que teve um impacto ainda maior porque diante de uma crise sanitária, econômica e política, você tem uma migração do capital do país para outros lugares, para países que são mais seguros.
Para a professora Valéria Tosta, a viagem de 1300 quilômetros, entre o Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu, valeu a pena para as compras no Paraguai.
“Essa reabertura está maravilhosa. Os preços estão ótimos, independentemente do dólar, está tudo lindo e maravilhoso.”
Cédulas de dólar e real nas mãos de uma pessoa. notas, dinheiro, reais, dólares, cotação, câmbio, valor, economia. -HN-
Bruno Domingos/Reuters
Entenda as restrições para brasileiros na reabertura da fronteira entre Brasil e Paraguai
VÍDEOS: Vacina contra a Covid-19 no Paraná

Veja mais notícias da região no G1 Oeste e Sudoeste.

By Fred Souza

Veja Também