Cidades do Paraná têm 'Dia D' de vacinação contra a poliomielite e multivacinação


Parte dos postos de saúde de todo estado devem funcionar até as 17h, neste sábado (17). Crianças e jovens com até 15 anos devem ser imunizados, segundo a Sesa. Campanha de vacinação vai até o dia 30 de outubro em todo o Brasil
Divulgação/Agência Brasil
Postos de saúde de várias cidades do Paraná estão abertos neste sábado (17) para o “Dia D” de vacinação contra a poliomielite e multivacinação. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), as unidades devem funcionar até 17h.
Crianças entre 12 meses e cinco anos de idade devem ser vacinadas contra a poliomielite. Além disso, pessoas com até 15 anos também podem atualizar a carteira de vacinação.
Campanhas nacionais de multivacinação e vacinação contra a poliomielite terão dia D neste sábado
Segundo a Sesa, a meta de vacinação é de 90% a 95% do público-alvo da campanha. No Paraná, a vacinação foi antecipada, começando no fim de setembro. A campanha continua até o dia 30 de outubro.
Pelo Paraná
Em Curitiba, a prefeitura optou por não realizar a vacinação neste sábado. No entanto, a prefeitura informou que mantém as unidades abertas diariamente para a imunização, não sendo necessário o agendamento.
Por outro lado, houve campanha em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Aos nove anos de idade, Rafaela Campos da Silva entrou sozinha na sala de vacinação para tomar as vacinas de febre amarela e HPV.
“Eu não tenho medo de tomar a vacina, porque pra mim não dói. É só uma picadinha de mosquito”, disse.
Em Maringá, as 33 unidades de saúde estão abertas até as 17h, inclusive nos distritos da cidade. A prefeitura disse que também fará o ‘Dia D’ no dia 24 de outubro.
Além disso, em Londrina foram abertas as unidades de saúde da região central, com exceção das que estão reservadas para atendimento de pessoas com sintomas gripais. A cidade também está com uma ação para a saúde das mulheres.
Em Ponta Grossa, 10 unidades de saúde estão abertas. A prefeitura também disponibilizou um ônibus para imunizar crianças e adolescentes no Parque Ambiental.
Já em Cascavel, os atendimentos começaram às 8h e vão até às 17h nas 43 unidades de saúde, na zona rural e em uma unidade móvel em frente a Catedral da cidade, no Centro.
Segundo a Prefeitura de Foz do Iguaçu, a cidade abriu 29 unidades de saúde neste sábado para a vacinação, que acontece até as 17h.
São José dos Pinhais participa do Dia D da Vacinação
Poliomielite
Desde a década de 1990, o Brasil tem reconhecimento de país com área livre da pólio. No Paraná, o último caso da doença foi registrado em 1987.
A vacina contra a poliomielite é indicada para crianças entre 12 meses e 5 anos de idade. Segundo o governo, a meta é que 95% do público-alvo seja imunizado.
As doses são em gotas, sem necessidade de agulha e seringa.
Multivacinação
A campanha multivacinação oferece uma série de doses para diversas doenças diferentes. As vacinas devem ser aplicadas em pessoas com até 15 anos de idade.
Entre as vacinas disponíveis na campanha estão:
BCG, que previne a tuberculose
Pentavalente, contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e influenza B
Rotavírus humano, contra a diarreia
Pneumocócica 10, que protege a pneumonia meningite e otite
Meningocócica C e ACWY, contra meningites
Tríplice viral, que previne sarampo, caxumba e rubéola
Varicela
Vacina HPV, que evita tipos de câncer em jovens
Hepatite A
Febre amarela
VÍDEOS: Vacina contra a Covid-19 no Paraná
Veja mais notícias do estado no G1 Paraná.

By Fred Souza

Veja Também