Brasil questiona suspensão de importação de frango por parte das Filipinas e ameaça ir à OMC


Para governo brasileiro, decisão do governo filipino “foi desproporcional”. Interrupção das compras ocorreu depois de uma cidade chinesa ter alegado encontrar traços do novo coronavírus em um carregamento de asas de frango. Frango contaminado
Divulgação
O Ministério da Agricultura solicitou esclarecimentos às autoridades das Filipinas sobre a suspensão das importações de carne de frango do Brasil, na última sexta-feira (14).
A interrupção das compras foi feita depois que uma cidade chinesa alegou ter encontrado traços do novo coronavírus em um carregamento de asas de frango produzidas no país.
“O Brasil entende que a decisão tomada pelo governo filipino foi desproporcional”, disse o ministério, acrescentando que a detecção de ácido nucleico de coronavírus, na embalagem de um produto exportado à China, ainda está sob investigação da GACC, um órgão sanitário da China.
O governo diz ainda que as autoridades filipinas não notificaram oficialmente o Brasil e nem fizeram qualquer contato prévio solicitando informações sobre o episódio na China.
“O governo brasileiro informa que se a questão com as Filipinas se alongar, poderá apresentar uma Preocupação Comercial Específica (Specific Trade Concern) na próxima reunião do Comitê da OMC sobre Acordo Sanitário e Fitossanitário (SPS)”, disse o ministério.
Veja no JN: cidade da China diz ter encontrado coronavírus em lote de frango do Brasil
O Brasil, maior exportador global de carne de frango, responde por cerca de 20% das importações do produto das Filipinas. De janeiro a julho, o país vendeu US$ 31,4 milhões aos filipinos, cerca de 50,3 mil toneladas, o que representa cerca de 2% das exportações brasileiras no período.

By Fred Souza

Veja Também