Ele é recebido por correspondência, com embalagem sigilosa.

Autoteste de HIV pode ser entregue em casa e de graça, em Curitiba. Ele é recebido por correspondência, com embalagem sigilosa.

De acordo com a prefeitura, o e-testing é voltado para homens que se relacionam sexualmente com homens e gays do sexo masculino.

Quem quiser pedir o autoteste, deve preencher um questionário na internet ou pelo aplicativo “A hora é agora” – disponível para Android e IOs. O solicitante vai receber um código de identificação e outro de rastreamento, que permite acompanhar a chegada do exame no endereço.

Diagnóstico precoce

A Vigilância Epidemiológica dos Agravos Crônicos Transmissíveis, da Secretaria Municipal da Saúde, explicou que na população-chave a prevalência de HIV é de 20%, e na população em geral é de 0,4%. População-chave é para quem o e-testing está sendo fornecido.

O objetivo da ação, segundo a administração municipal, é ampliar o diagnóstico precoce do HIV.

Se o resultado der positivo, a orientação da Secretaria de Saúde é que se procure o Centro de Orientação e Aconselhamento (COA) para confirmar o diagnóstico. Ao confirmar, o paciente é vinculado os serviços de saúde para facilitar o começo do tratamento nas unidades básicas.

Outra maneira para solicitar

A prefeitura informou que o autoteste também pode ser retirado nos armários de autoatendimento no bloco Estadual da Rodoferroviária e no COA.

O COA fica na Rua do Rosário, nº 144, no bairro São Francisco.

O público masculino e mulheres trans podem fazer o teste no e-COA. Esse espaço funciona das 17h às 22h. O endereço é: Rua Brigadeiro Franco, nº 1.300, no Centro.

Exame convencional

O exame convencional para HIV é oferecido em todas as 111 unidades de saúde de Curitiba.

Exame convencional para HIV é oferecido em todas as 111 unidades de saúde de Curitiba — Foto: Getty Images via BBC
Exame convencional para HIV é oferecido em todas as 111 unidades de saúde de Curitiba — Foto: Getty Images via BBC

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here