Alfabetização em dois idiomas: ajuda ou confunde?


Saiba se uma criança deve mesmo aprender a ler e escrever em duas línguas Se você tem uma criança que vai iniciar a vida escolar e tem o Ensino Bilíngue como opção, você pode se perguntar se esse processo, de aprender a ler e a escrever em dois idiomas, pode acabar atrapalhando a alfabetização.
Pois bem, pode ficar bem tranquilo porque essa questão é mais do que comum entre os pais. Aliás, essa é a primeira pergunta que fazem quando chegam na escola.
Ao contrário do que possa parecer, a criança que tem acesso a dois idiomas quando está sendo alfabetizada tem, na verdade, um ganho de repertório. “Acontece que o inglês e o português partem de um alfabeto único e idêntico. O que muda é o som das letras, o som que duas letras juntas fazem, e dentro desse contexto a alfabetização é uma só. Não separamos a alfabetização em português e depois em inglês, ela acontece de forma unificada”, explica a professora Ana Paula Teixeira, coordenadora do ensino bilíngue, no CIPP.
E isso para a criança é enriquecedor porque ela adquire em um momento de grande absorção de conteúdo, que é a primeira infância, uma capacidade ampliada de perceber de que forma letras viram palavras e como palavras podem ser lidas. Então, ela passa a fazer mais hipóteses quando se depara com os estímulos visuais, como letras, palavras e símbolos, espalhados pelas paredes da sala de aula, por exemplo.
“A criança parte de uma construção única, percebe que o CH no português tem som de X, enquanto no inglês tem som de K. Nesse momento, ela inicia o processo de transferência, entendendo uma mesma palavra em duas línguas”, conclui Ana Paula.
Para a mãe Adriane Bazotti, a alfabetização bilíngue é bastante positiva: “minha filha de 12 anos foi alfabetizada nos dois idiomas e agora meu filho de 6 anos está no primeiro ano, também no bilíngue. Percebo que eles têm um vocabulário mais rico, que eles se expressam com mais facilidade, que eles pensam em português e em inglês, fazendo a troca do idioma de forma rápida. O raciocínio deles também é mais rápido”.
O tempo de alfabetização muda?
Aprender a ler e escrever no sistema bilíngue não implica tempo para conclusão da alfabetização. Isso é particular da criança, assim como o é na alfabetização exclusiva da língua mãe.
Quando inicia o processo de alfabetização?
Ao contrário do que muitos pais pensam, não é no primeiro ano. Esse processo de ler e escrever inicia no Infantil 4, se intensifica no Infantil 5, expande no primeiro ano e pode ser concluído até o segundo ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
O que é estar alfabetizado?
De forma simples, nas palavras da professora Ana Paula: “é quando a criança percebe e internaliza que o que é falado pode ser escrito e o que é escrito pode ser lido”.

By Fred Souza

Veja Também